quarta-feira, 18 de junho de 2008

Aspectos econômicos do Paraguai

A economia do Paraguai é uma economia fortemente calcada na chamada economia informal. O país, desde a Guerra do Paraguai, não conseguiu reestruturar seus setores produtivos, sendo que hoje o país depende em boa parte do capital proveniente dos inúmeros comerciantes (chamados no Brasil de "sacoleiros") dos países vizinhos que vão até o Paraguai comprar produtos, que na maior parte das vezes têm um valor reduzido devido à sonegação de impostos. A Ponte de Amizade, que liga o Paraguai ao Brasil, é um dos caminhos pelos quais esses produtos (na maior parte eletrônicos, cigarros etc.) chegam ao território brasileiro, pois a guarda da Alfândega (Aduana) é insuficiente para a fiscalização de todos os ônibus, carros, motos e pedestres que circulam diariamente pela ponte. O Paraguai é o segundo país mais pobre da América do Sul, só perde da Bolívia. O país faz parte do Mercosul, que ultimamente, faz reclamações ao Brasil por impor "obstáculos" sobre seus produtos.



-Agricultura e pecuária: A economia paraguaia depende essencialmente da agricultura, praticada por cerca de 50% da população, embora boa parte do território não seja agricultável. A soja figura como um dos principais produtos, ao lado do milho, mandioca, cana-de-açúcar, soja, banana, algodão, e em pequena quantidade, arroz, café, fumo e erva-mate. O cultivo da soja proporcionou grande desenvolvimento nos departamentos do Alto Paraná e Itapuá, inclusive com investimentos de agricultores que imigraram do Brasil, chegando a transformar o Paraguai em um dos principais países exportadores do produto. A região de savana do Gran Chaco, a oeste, é usada para a pecuária.
-Pesca: Embora os grandes rios do Paraguai sejam muito piscosos, a pesca é praticada artesanalmente.

-Silvicultura: A exploração florestal aproveita numerosas espécies tropicais de madeira, como o -quebracho-branco, de onde se extrai o tanino. As florestas paraguaias fornecem o quebracho, madeira muito dura de onde se extrai o tanino. O quebracho é usado também na fabricação de dormentes de ferrovias e no calçamento de ruas. O Paraguai é o maior produtor mundial de uma essência que se obtém pela destilação da casca da laranja amarga, também conhecida na fabricação de perfumes, sabões, sabonetes, cosméticos e geléias. A erva-mate é encontrada também nas proximidades do rio Paraná. Embora existem algumas plantações de erva-mate, a maior parte da produção provém dos arbustos que crescem naturalmente em meio às florestas.

-Mineração: O Paraguai é um país pobre em recursos minerais. Ainda assim existem jazidas de ferro, manganês, cobre, calcário, sal e caulim. A região do Chaco possui depósitos de petróleo, porém este recurso ainda é importado de outros países. seus principais minerais são: calcária ,gipsia, petróleo.


-Indústria: O sistema deficiente de transportes, a falta de técnicos especializados e equipamentos mecânicos, entre outros fatores, dificultam o desenvolvimento da indústria no país. Por exemplo, o algodão é um dos principais produtos agrícolas do Paraguai, porém, não há beneficiamento desta matéria-prima no país. A indústria alimentícia e de bebidas é responsável por mais de metade da produção do setor industrial. Pequenas oficinas nas cidades paraguaias produzem artigos de cerâmica, utensílios e artigos de couro.





-Energia elétrica: Até recentemente toda a energia elétrica utilizada no Paraguai provinha de usinas temelétricas. Em 1970, entretanto, foi inaugurada a usina hidrelétrica de Acaray, a fim de transformar o país em exportador de energia elétrica para o Brasil e a Argentina. Em 5 de maio de 1984 entrou em operação a primeira unidade geradora da usina hidrelétrica de Itaipu. Essa usina foi resultado de uma cooperação entre Paraguai e Brasil, que faz do Paraguai um dos maiores exportadores de energia elétrica.










-Comércio: A balança comercial paraguaia mantém equilibrada há alguns anos, ou seja, o valor das exportações corresponde ao das importações. Os principais produtos de exportação do país são algodão, erva-mate, carnes, couro, madeira, fumo, extrato de quebracho e óleos vegetais. As importações incluem automóveis, produtos químicos, artigos de algodão, equipamentos agrícolas, alimentos, máquinas, papel e petróleo. O Paraguai tem como parceiros comerciais os seguintes países: Estados Unidos da América, Brasil, Argentina, Uruguai, Suíça e República popular da China.

-Turismo: Assunção, com suas flores e ruas arborizadas, oferece várias atrações aos turistas de outros países que visitam o Paraguai. O jardim botânico da cidade no subúrbio de Trinidad, possui muitas espécies de plantas e flores. Um centro de lazer muito freqüentado é o lago Ypacaraí, próximo a Assunção, muito concorrido nos períodos de férias e nos finais de semana. Da cidade de Encarnación partem excursões para as ruínas das missões jesuíticas, construídas entre o século XVII e o século XVIII. Caçadores do mundo inteiro caçam animais selvagens na região do Chaco.

Nenhum comentário: