quarta-feira, 18 de junho de 2008

Aspectos físicos do Paraguai















-Território:
406.752km.
-Limites: Bolívia (N); Brasil (L); Argentina (S).
-Ponto mais elevado: Cerro Vilarrica (700 m).

-Características: possui duas regiões bastante diferentes, a plana que fica a oeste do rio Paraguai e faz parte do Chaco, quase desprovida de habitantes e a região à leste do Rio Paraguai, constituída por um planalto coberto de matas e com chuvas abundantes.

-Clima: tropical seco (NO e NE), tropical (centro), subtropical (S).O clima do Paraguai é, em geral, subtropical, menos em alguns trechos da região do Chaco, com temperatura parecida à do Planalto Central Brasileiro, onde é quente e úmido. No verão, as temperaturas variam entre 26ºC e 33ºC, e no inverno entre 15ºC e 26ºC. Uma das características do clima paraguaio é a alta temperatura sentida no verão, especialmente na região dos campos e do Chaco, e o frio intenso que ocorre no período do inverno.


-Hidrografia:
Seu principal rio é o Paraguai, que nasce em território brasileiro e sua bacia hidrográfica abrange uma área de 1.095.000 km², sendo 33% no Brasil e o restante na Argentina, Bolívia e Paraguai. No Brasil a Região abrange porções dos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, ocupando uma área de 363.445 km² (4,6% do território nacional).



-Relevo: O território paraguaio, por completo, é parte integrante da Bacia Platina, composta pelos rios Paraguai e Paraná. Seu relevo é formado basicamente, em sua maioria, por planícies situadas na Região Ocidental. As principais elevações são as serras de Amambay e
Mbacarayú, que alcançam 700m de altitude acima do nível do mar.


-Vegetação:
O território do Paraguai tem três regiões com vegetação característica em função da diferença na precipitação pluviométrica. Há florestas, o Chaco e campos. As florestas situam-se na Região Oriental, principalmente nos vales próximos aos grandes rios, onde há madeiras de lei, como o urunday, o cedro, o curupay e o lapacho rosado, entre outras. Os campos situam-se na parte central do país, onde há grandes fazendas de criação de gado, que se beneficiam da grande variedade de pastagens naturais, entre as quais muitas gramíneas. Nessa região de campos há também florestas diversas acompanhando as margens dos rios.Já a região do Chaco é formada por gramíneas e florestas próximas ao rio Paraguai. Na regiões mais secas do Chaco há arbustos e cactos gigantes. Em função do clima, tipo de solo e vegetação, o Chaco é considerado uma região inóspita e ocupa cerca de 60% do território do país. Os campos, que ocupam cerca de 20% da superfície do Paraguai, foram ocupados em primeiro lugar.


Nenhum comentário: